IMIGRANTE BAATAR



No verão passado a Mongólia acolheu de volta um dos seus antigos habitantes. Em 2012, o Presidente da Mongólia alertou as autoridades americanas de que tinha sido levado para este país de forma ilegal um indivíduo mongol. Esse indivíduo iria ser leiloado em Nova Iorque dentro de poucos dias. Calma, não estamos a falar de tráfico humano! Era o esqueleto de um parente muito próximo do t-rex, um dinossauro. Como chegou ao continente americano ninguém sabe, mas a investigação concluiu que esta espécie viveu apenas na região do deserto de Gobi, no sul da Mongólia e os fósseis encontrados dentro das suas fronteiras pertencem ao estado.



E foi assim que na principal praça da capital mongol, mesmo em frente ao parlamento e às estátuas dos seus heróis, esteve uma exposição temporária que albergou um esqueleto quase completo de um Tyrannosaurus bataar, bem como uma espécie de jornal de parede, com toda a cobertura da longa novela de acontecimentos, com leilões em Nova Iorque, ordens cautelares de tribunais, pareceres de paleontólogos americanos e canadianos, cartas de presidentes e transportes aéreos especiais.  

É curioso que a exposição esteja mesmo em frente às estátuas dos heróis nacionais do país, pois baatar, em mongol, significa herói. Não sei se houve algo de heróico nestes animais pré-históricos, mas partilharam certamente a mesma força e foracidade que foi necessária a alguns dos homens que estão nesta praça e foram responsáveis pela unificação do império mongol ou pela sua independência, muitos séculos mais tarde. 



A Mongólia é sobejamente conhecida por ossadas de dinossauros que foram encontradas no seu território, em especial no sul, no deserto de Gobi. Tudo começou no início do século XX, com o explorador e naturalista americano Roy Chapman Andrews, de quem falarei neste blog noutra ocasião. A maioria dos achados desses tempos está em museus de história natural fora da Mongólia - eram as práticas aceites na época. Hoje, temos uma perspectiva e consciência diferentes sobre o mundo e fico satisfeito por poder ver este baatar regressar à terra onde sempre habitou. 

Sem comentários:

Enviar um comentário