UM LUGAR PARA VER ANTES DE MORRER

A revista Visão pediu a alguns viajantes que nomeassem os lugares imperdíveis do planeta para ver antes de morrer. Entre diversos locais que me vieram à ideia elegi o vale de Orkhon, na Mongólia. 

O vale de Orkhon situa-se na Mongólia central, em plena estepe, mas com muitas das encostas viradas a noite cobertas de pinheiros siberianos. Estabeleceram-se aqui muitas comunidades, pelo menos desde a idade do bronze, devido às suas particulares caraterísticas para a pastorícia, facilidade em obter madeira para aquecimento e água abundante do rio, que tem o mesmo nome. 

É nesta região que se encontra o mais antigo mosteiro budista da Mongólia, que ainda hoje se mantém em atividade, apesar de ter sido fortemente devastadado pelas purgas soviéticas. Foi nele também que, muito antes, Gengis Khan estabeleceu a capital do seu império, tornando a zona num dos mais importantes polos de concentração de povos nómadas, num centro político e num centro espiritual para toda a Ásia Central.

Hoje continua a ser um local que concentra muitas famílias nómadas, que têm os seus acampamentos de verão e de inverno em diferentes locais ao longo do vale. É ainda visitado por muitos mongóis de todo o país que vêm aos mosteiros e templos que nele se encontram.  É famoso pela produção de madeira para os gers de melhor qualidade e um dos locais onde conseguimos observar o dia a dia da vida mongol do campo desempenhada com vontade por muitas pessoas e de forma perfeitamente sustentável, sem grandes dificuldades, para além dos rigores dos invernos e da inerente dureza física do trabalho do campo.

Para quem visite a Mongólia é uma região a dedicar, pelo menos, dois ou três dias.



Sem comentários:

Enviar um comentário