NOVA NINHADA DE LEOPARDO DAS NEVES NO GOBI


O leopardo das neves é um dos mamíferos mais raros do planeta e encontra-se em vias de extinção. Há apenas cerca de cinco mil espécimes no seu habitat, que se distribui por algumas bolsas territoriais em doze países do continente asiático. Uma delas é o deserto de Gobi, no sul da Mongólia.

Uma organização conservacionista chamada Snow Leopard Trust desenvolve um projeto de monitorização e integração da espécie na Mongólia. Uma das suas ações é o acompanhamento de animais através de câmeras remotas e coleiras com localização por gps. Há poucos dias, uma destas coleiras que está colocada numa fêmea grávida, revelou que ela começou a reduzir muito as distâncias dos seus percursos diários até que ficou estacionária num local por um período prolongado, o que é sinal de que as crias estão a nascer.

As fêmeas dão à luz geralmente duas a três crias por ninhada e estamos expectantes para ver estas crias aparecerem nas câmeras remotas, como aconteceu com as desta imagem há uns anos atrás, já com alguns meses de vida.
As crias são muito indefesas quando nascem e demoram cerca de uma semana a abrir os olhos. Mas rapidamente começam a desenvolver os comportamentos dos adultos. Aos dois meses começam a ingerir alimentos sólidos e aos três meses já acompanham a mãe nas caçadas, imitando o seu comportamento. Geralmente são mais responsáveis por espantar a caça, do que por ajudar na caçada. Mas é assim que aprendem com a mãe, por observação. E apesar da presença delas, a progenitora lá consegue ir caçando para alimentar a família. Mantêm-se com a mãe até chegarem quase aos dois anos de idade, altura em que se tornam totalmente independentes e dão início à sua vida solitária, juntando-se apenas na época de acasalamento.

O leopardo das neves é um animal muito esquivo, vive de forma solitária em zonas rochosas e é mais ativo durante o crepúsculo, o que reduz ainda mais a hipótese de ser avistado. A maioria das imagens que existem deste animal são obtidas através de câmeras remotas ou de espécimes em cativeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário